domingo, 14 de junho de 2020

Educação Articulada

Folheando um jornal nas notícias do dia: “O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não terá mais a exigência de fiador para alunos de baixa renda ou de cursos de Licenciatura.”
Nem terminei de ler e já comecei a pensar na repercussão que isso traria, muitas cabeças pensantes (ou não) poderiam articular e usufruir do que quisessem em relação a esta notícia.
Muitos dirão que aumentou a possibilidade de financiar os estudos. Financiar a Educação? Bom, nem quero e nem preciso entrar nesta questão.
Notem que não haverá mais fiador para quem quiser fazer especificamente cursos de Licenciatura.
Devo dizer que isso de certa forma me entristece. Alguns devem estar se perguntando: Como assim, entristece? Simples, os cursos de Licenciatura estão sendo menos procurados e desvalorizados, as pessoas não pensam mais na docência, pensam em ser Advogados, Engenheiros, Médicos, mas vai pensar em falar pros outros em ser Professor. Vai ouvir um grito: Professor, tá maluco? Por isso o empurrãozinho na hora de financiar os cursos de docência.
Outro dia, estava pesquisando o site da Universidade onde estudei Letras e descobri que todos os cursos de Licenciatura foram reduzidos de 4 para 3 anos. Fiquei mais uma vez decepcionada com a desvalorização do curso, da profissão e com a falta de luta da categoria.
Parece que estamos vivendo uma nova era Ditatorial, quando os militares, para tirar o poder dos professores, (pessoas que reclamavam e articulavam a política da época, o que causava transtorno ao Poder), diminuíram seus salários e consequentemente suas condições de vida. Desta vez o corte não está mais no bolso do Professor, até porque neste quesito nem tem mais o que tirar (em pensar que a categoria ganhava igual ou mais que um médico), mas sim nos DESconteúdos dos cursos da área da Educação. O Poder está colhendo o que plantou lá atrás, rebaixou uma categoria e agora está difícil preencher o lugar.
O lema parece ser: Tire a Educação a quem dá a Educação, porque assim fica mais fácil recrutar Educadores.
E que não digam Amém!

Ana Nery Machado
22/10/2010

Nenhum comentário:

E você, o que acha?

Acho que neste momento eu preciso escrever mais e amar menos. Aná Nery Machado 14/06/2020